MULHER VIRTUOSA (Cont.) - NOEMI - UMA SOGRA SÁBIA
No tempo dos juízes, por volta de 1200 de a.C., uma escassez de alimentos na região de Belém levou Elimeleque a se mudar com sua mulher Noemi e seus filhos para o campos férteis de Moabe, ao leste do mar Morto. Mas, pouco depois de sua chegada, Elimeleque faleceu e Noemi teve de trabalhar para sobreviver uma nação estrangeira que praticava a poligamia e a idolatria.
Seus dois filhos cresceram e cada um tomou para si uma esposa. Diante dessas duas mulheres, Rute e Orfa, Noemi continuou a ter uma vida piedosa de dedicação ao Senhor. Viúva e mãe solitária, Noemi demonstrou força interior e, quando seus dois filhos morreram, ela enfrentou a miséria com determinação, decidindo voltar ao seu lar em Israel. A seu ver, Deus havia tratado de forma severa, dando-lhe uma vida cheia de decepções; porém, sua fé continuava intacta. Assim, insistiu para que suas noras voltassem. Apesar de ambas terem resistido inicialmente, Orfa, a viúva de Quiliom, cedeu à insistência de sua sogra. Rute, pelo contrario, jurou acompanhar Noemi e renunciou à sua própria família e religião. Noemi aprendeu que, mesmo em meio ao sofrimento e adversidade, Deus é bom e repleto de misericórdia.
Ao voltar para sua terra natal, Noemi agiu com sabedoria, ajudando Rute a se adaptar ao novo ambiente, instruindo-a quanto ao comportamento apropriado e planejando encontros entre Rute e Boaz, um parente de Elimeleque. Noemi exemplifica como Deus trabalha por meio de uma mulher que prossegue, mesmo diante das tragédias e provocações, utilizando ativamente todas as oportunidades oferecidas por Deus em vez de esperar passivamente pelo desenrolar dos acontecimentos. Pelo cuidado de providencial de Deus, Boaz concordou em desempenhar o papel de go’el(hebr), o parente resgatador definido pela lei judaica, comprando uma propriedade para Noemi e tomando Rute como sua esposa. As bênçãos de Deus sobre seu lar trouxeram um filho, Obede, antepassado do rei Davi e de Jesus Cristo.
Nem sempre Noemi reagiu corretamente nos momentos de aflição. Apesar de reconhecer a operação de Deus em sua vida, houve ocasiões em que demonstrou uma visão equivocada. Acusou Deus de trazê-la de volta sem nada. De fato, havia perdido o marido e os seus filhos, mas em seu lugar Deus havia lhe dado Rute, uma nora dedicada ( Rute 4.15)”Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.” Ao focalizar o aspecto negativo, Noemi se tornou tão amarga ( Rute 1.20)”Porém ela lhe dizia: Não me chameis de Noemi; chamai-me de Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.”, que não conseguia enxergar o bem e os planos positivos que Deus estava realizando.
Ainda assim, Noemi é uma verdadeira heroína: sua fé inabalável durante os anos de adversidade e o modo como orientou Rute, sua protegida, em meio a circunstâncias difíceis, revelam uma mulher de discernimento espiritual profundo. O resultado de sua sabedoria resplandece ao longo de todo o relato bíblico.
Fonte: Trechos extraídos da Bíblia da Mulher.
Por: Laudicéa Góis
A paz...
ResponderExcluirLaudicéa, linda mensagem...
Aprendemos muito com a história de Noemi, ainda mais por ter sido uma mãe, para as esposas de seus filhos...
Abraços...
Att...
Everton Estrela