ESTER/ UMA RAINHA CORAJOSA - CONT. (MULHER VIRTUOSA)


Como uma mulher moderna poderia imaginar o medo e a insegurança que a Rainha Ester provavelmente sentia, tendo sido escolhida exclusivamente por sua beleza e pela atração que exerceu sobre o rei? Não foi chamada durante 30 dias, não sabia se o rei havia encontrado alguém que fosse mais do seu agrado ou se estava simplesmente perdendo influência sobre ele.

Judia e órfã, Ester havia sido criada por Mordecai (Mardoqueu), um parente mais velho. Quer tenha sido a pedido dele, que forçada por oficiais perversos ou por sua própria escolha, ela participou do concurso de beleza e venceu. Então, os contatos de Mordecai informaram Ester que o povo judeu tinha uma data marcada para ser aniquilado pelo perverso Hamã, um político versado na arte da autopromoção que foi elevado a vice-regente, o segundo em poder depois do rei Assuero.

Ao deparar com um desafio desesperador para a sobrevivência de seu povo, Ester refletiu sobre a pergunta de Mordecai: “Quem sabe se para conjuntura como esta é que fostes elevada a rainha?”. Estas palavras de Mordecai abrangem três princípios:

1)      Nenhuma posição privilegiada isenta uma pessoa da responsabilidade de responder ao chamado de Deus.
2)       Apesar de a situação parecer perdida, Deus não está de mãos atadas.
3)       Uma oportunidade dada por Deus é um privilégio para o indivíduo que a receber.

Corajosamente, Ester formulou um plano cuja implementação poderia levá-la à morte. Na corte, havia aprendido a se preparar não apenas fisicamente, mas também espiritualmente, como vemos no seu jejum. Seguindo os costumes do antigo Oriente Próximo, a rainha agiu  com paciência e convidou Assuero e Hamã para dois banquetes. Então, aproveitando o momento certo, apresentou seu caso, sem questionar a justiça ou retidão do rei, mas apenas pedindo humildemente por misericórdia para si mesma e para o seu povo.

Sem dúvida, Deus dirigiu os pensamentos, palavras e ações de Ester. Ela havia conquistado o respeito e a atenção do marido que, em resposta ao seu pedido, incumbiu-a de reescrever a lei e, assim, tornou-a, justificadamente, uma heroína para o seu povo. A vida de Ester traz á memoria de todas as mulheres a soberania de Deus. Ela fez a vontade do Senhor usando sua beleza, inteligência, e talvez até sua atitude de respeito para com seu marido, combinadas como sua fé admirável e destemida. Por meio de sua obediência. Ester se tornou uma verdadeira “Estrela” no reino.

Texto extraído da Bíblia da Mulher.

Por: Laudicéa Góis

Comentários

  1. A paz...

    Laudicéa, linda mensagem....

    Realmente Ester respaldada por Deus teve muita ousadia e não envergonhou o nome de Deus.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor,

    Realmente uma bela mensagem, a respeito da sabedoria de uma mulher.

    Fiquem com Deus.
    Anderson Dias Pereira Fonseca

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Dicas para fazer um Comentário:

Amados, caso não tenha uma das contas solicitadas para comentar, comente como Anônimo e no final do comentário se identifique.

Att...
Everton Estrela

Postagens mais visitadas deste blog

ESTORAQUE, ONICHA E GÁLBANO

AS ESCOLHAS DE DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS (BELTESSAZAR, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO LOUVOR