FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS
Amados será publicado após o assunto estudado em cada domingo na Escola Bíblica, um resumo da lição aprendida, para que aqueles que não tiveram a oportunidade de estarem presentes, possam tomar conhecimento daquilo que foi ensinado e aprender mais sobre a Palavra de Deus.
Assim iniciaremos pela lição 01 e durante a semana eu publicarei a lição 02 para que toda segunda-feira possamos acompanhar o assunto estudado no domingo.
ACOMPANHE TUDO PELA PÁGINA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL...
http://ieadcidariston.blogspot.com.br/p/escola-biblica-dominical.html
E ESPERO QUE ISTO TE DESPERTE A FREQUENTAR A ESCOLA BÍBILICA DOMINICAL
..................................................................
LIÇÃO 1 - FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS (07/04/2013)
Assim iniciaremos pela lição 01 e durante a semana eu publicarei a lição 02 para que toda segunda-feira possamos acompanhar o assunto estudado no domingo.
ACOMPANHE TUDO PELA PÁGINA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL...
http://ieadcidariston.blogspot.com.br/p/escola-biblica-dominical.html
E ESPERO QUE ISTO TE DESPERTE A FREQUENTAR A ESCOLA BÍBILICA DOMINICAL
..................................................................
LIÇÃO 1 - FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS (07/04/2013)
Texto Áureo: "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele" (Gn 2.18)
Verdade Prática: A família é uma instituição divida. Ela é a base da vida Social.
Leitura bíblica em classe: Gênesis 2.18-24
INTRODUÇÃO
A família é a mais importante instituição criada por Deus para a socidade. Diante disso, será estudado alguns temas que são extremamente importantes para que se tenha uma vida familiar com Cristo.
I - A FAMÍLIA NO PLANO DIVINO
1) O propósito de Deus: O propósito divino era estabelecer uma instituição que pudesse propiciar ao ser humano abrigo e relacionamento. O segundo propósito divino para a criação da família foi fazer dela um núcleo pelo qual as bençãos do Senhor seriam espalhadas sobre a Terra (Gn 1.28).
2) Um lugar de proteção e sustento: O jardim do Éden era um local especial para receber a primeira família criada por Deus, pois ele dava acolhimento, proteção e provisão. O propósito do Senhor era que cada família tivesse os recursos sufucientes para sua subsistência, pois a escassez e as privações trazem conflitos para as famílias.
3) A primeira família: Deus criou Adão e vendo que ele não poderia ficar sozinho, através de sua costela criou Eva, sua companheira. Assim Deus ordenou o casamento, estabelecendo então a mais importante instituição de uma sociedada: a família (Gn 2.24).
"DEUS CRIOU A FAMÍLIA COM DESÍGNOS SUBLIMES. O CRIADOR NÃO FEZ O SER HUMANO PARA VIVER NA SOLIDÃO".
II - A QUEDA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FAMÍLIA
1) O ataque do Inimigo: o propósito do inimigo é matar, roubar e destruir (Jo 10.10), assim ele iludiu, seduziu e fez Eva cair no pecado de desobediência (Gn 3.4,5), e levou a Adão a seguir pelo mesmo caminho. O casal poderia ter recusado a sugestão do Diabo, mas não o fizeram, e depois de pecarem, caíram na condenação divina.
2) Os resultados da Queda no relacionamento familiar: Qual é a origem dos males que atacam a família? Indubitavelmente é o "PECADO". Ele sempre faz o relacionamento familiar adoecer. Hoje há muitos lares doentes, os quais há muito tempo deixaram de ser um lugar de acolhimento, proteção e cuidado, devido a invasão e moradia do pecado.
3) A vida familiar depois da Queda: O pecado trouxe grandes males a vida familiar, como é descrito em Gn 3.16-19. E somando-se a isso, eles foram expulsos do Jardim do Éden, pois apesar de Deus amar o pecador, Ele não tolera o pecado.
"A FAMÍLIA, DESDE A SUA INSTITUIÇÃO, FOI ALVO DOS ATAQUES DO INIMIGO. SATANÁS FEZ DE TUDO PARA QUE O PROPÓSITO DE DEUS PARA AS FAMÍLIAS FOSSE DESTRUÍDO".
III - A CONSTITUIÇÃO FAMILIAR AO LONGO DOS SÉCULOS
1) Família patriarcal: A família patriarcal é um exemplo familiar onde é permitido ao homem ter diversas esposas. Este modelo é visto em todo o Antigo Testamento, mas não era o molde determinado por Deus, todavia, o tolerou, porém esta nunca foi a sua vontade.
2) A família nuclear (monogâmica): Este sim foi um modelo idealizado pelo Senhor: um homem e uma mulher, unidos pelo matrimônio.
3) A família na atualidade: a família ao longo do tempo passou por diversas mudanças, porém os príncipios divinos para as famílias são eternos e imutáveis. Assim destacaremos os principais inimigos espírituais da família na atualidade:
- A carne: Naturaza carnal que se opõe ao Espírito Santo e volta-se para tudo o que é contrário à vontade de Deus. A família cristã precisa, na direção do Espírito, combater a natureza canal. Assim, evitará o adultério, os vícios e todas as mazelas que visam destruíla.
- O mundo: Paulo assevera em 1 Jo 2.15: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele". Desta forma, não há meio-termo: ou amamos a Deus ou amamos ao mundo.
- O Diabo: A palavra de Deus nos ensina uma única forma de vencermos o Maligno: "Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7). A família cristã precisa verdadeiramente crer naquele que a criou e usar a sua Palavra para direcionar suas tomadas de decisões e sua vida espiritual.
"OS TRÊS MAIORES DESAFIOS ESPIRITUAIS DA FAMÍLIA SÃO: O MUNDO, A CARNE E O DIABO".
CONCLUSÃO
Nunca a família foi tão desafiada pelas forças do mal como hoje. Porém, é na presença do Senhor que a família garantirá a vitória sobre os desafios da sociedade atual. Busquemos ao Senhor juntamente com toda a nossa casa.
Fonte: Revista da Escola Bíblica Dominical - CPAD
POR: EVERTON ESTRELA
PARABENS EVERTON, ESTAVAMOS PRECISANDO DESSA FORÇA PARA EBD, COM ESSE DEBATE TÃO ACALORADO COM RELAÇÃO AO CONCEITO DE FAMILHA, NADA MELHOR QUE DIVULGAR O ASSUNTO DA ESCOLA PARA ESCLARECIMENTO DOS FREGUENTADORES DO BLOG, ISSO É MUITO PROVEITOSO, QUE DEUS LHE ABENÇOE!
ResponderExcluir