AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO
Amados
será publicado após o assunto estudado em cada domingo na Escola
Bíblica, um resumo da lição aprendida, para que aqueles que não tiveram a
oportunidade de estarem presentes, possam tomar conhecimento daquilo
que foi ensinado e aprender mais sobre a Palavra de Deus.
ACOMPANHE TUDO PELA PÁGINA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL...
E ESPERO QUE ISTO TE DESPERTE A FREQUENTAR A ESCOLA BÍBILICA DOMINICAL
..................................................................
LIÇÃO 3 - AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO (21/04/2013)
Texto Áureo: "Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25)
Verdade Prática: O
Casamento cristão tem de ser edificado tendo como base o amor a Deus e ao próximo. Sem amor não há casamento feliz.
Leitura bíblica em classe: Efésios 5.22-28, 31,33
INTRODUÇÃO
Por ser uma instituição criada por Deus para atender aos propósitos divinos, não é de se admirar que o matrimônio venha sendo ridicularizado sistemáticamente e violentamente pela mídia. Por isso, precisamos compreender a instrução divina quanto ao casamento e aplicá-la em nossa vida diária.
I - A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO
1) Um plano global: a vontade de Deus para todas as pessoas, crentes ou não: é que a humanidade cresça e, através da união legítima entre um homem e uma mulher, multiplique-se.
2) Os indicadores da vontade de Deus: Os indicadores da vontade de Deus são:
a) A paz de Deus no coração: um dos sinais da aprovação divina quanto ao que fazemos, ou pretendemos fazer, é o sentimento de paz interior, que nos domina os pensamentos e as emoções (Cl 3.15)
b) O comportamento pessoal: se alguém não honra os pais, como honrará o seu cônjuge? Se no namoro, ou no noivado, há a quebra de confiança ou há ciúmes ao excesso impedindo que o outro não se relacione com ninguém, principalmente com os familiares, é evidente que tais comportamentos estão fora da aprovação divina.
c) Naturalidade: Quando um relacionamento é da vontade divina, um sente amor pelo outro, sente falta do outro, considera o outro, demonstra afeto pelo outro e principalmente existe a aprovação dos pais e da igreja.
d) Os príncipios da santidade: nunca se esqueça de que a santidade é um requisito básico para a felicidade conjugal, assim todo relacionamento deve estar embasado na pureza, pois se o casal comete atos que ofendem a Deus, é sinal que o relacionamento está fadado ao fracasso. (1 Co 6.18-20)
"DEUS ORDENOU, LOGO NO PRÍNCIPIO, QUE O HOMEM DEIXASSE PAI E MÃE E SE UNISSE À SUA MULER, PARA QUE AMBOS SEJAM UMA SÓ CARNE"
II - O AMOR VERDADEIRO NO CASAMENTO
1) O dever primordial do casal: é amar um ao outro, como cristo amou a igreja (Ef 5.25). O marido que não ama a própria esposa, e vice-versa, não pode dizer que obedece a Palavra de Deus, pois amar é um mandamento, e se não há amor, cometem o pecado da desobediência.
2) O amor gera união plena: a união é o resultado do amor sincero. Logo o homem e a mulher devem estar unidos, para formarem "dois numa [só] carne" (Ef 5.31). Assim marido e mulher são iguais nos haveres de um para com o outro, exigindo do casal que sejam unidos em pensamentos, sentimentos e propósitos.
"O MARIDO QUE NÃO AMA A ESPOSA NÃO PODE DIZER QUE OBEDECE A PALAVRA DE DEUS"
III - A FIDELIDADE CONJUNGAL
1) Fator indispensável à estabilidade no casamento: além de proporcionar segurança espirítual e emocial, a fidelidade é indispensável ao bom relacionamento conjugual. Sem fidelidade o casamento desaba, pois o adúlterio é tremendamente destrutivo tanto para o homem como para a mulher (1 Co 6.15-20)
2) Cuidado com os falso padrões: os meios de comunicações na atualidade vem tentado mostrar um relacionamento baseado em mentiras, contudo o verdadeiro padrão do amor conjugal é o de Cristo com a igreja! Biblicamente, o casamento é uma aliança que deve perdurar até a morte de um dos cônjuges, pois ele não é um "contrato" com prazo de validade, mas uma união perene, cuja fidelidade é um dos elementos indispensáveis para a felicidade do casal.
"O VERDADEIRO PADRÃO DO AMOR CONJUGAL QUE DEVE SER SEGUIDO POR TODOS, SOBRETUDO PELO CRISTÃO, É O MESMO QUE O DE CRISTO PELA IGREJA"
CONCLUSÃO
Toda família deve ser edificada em Cristo, buscando demonstrar o valor do casamento bíblico e os perigos das novas "configurações familiares" defendidas e apoiadas pelos que desprezam e debocham dos príncipios divinos. Que a Igreja de Cristo, faça ser ouvida a sua voz e combata toda e qualquer iniciativa contra o casamento heterossexual, monogâmico e indissolúvel.
Fonte: Revista da Escola Bíblica Dominical - CPAD
POR: EVERTON ESTRELA
Comentários
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Dicas para fazer um Comentário:
Amados, caso não tenha uma das contas solicitadas para comentar, comente como Anônimo e no final do comentário se identifique.
Att...
Everton Estrela