ESPÍRITO SANTO - O NOSSO CONSOLADOR AMADO
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro
Consolador, para que fique convosco para sempre
(Jo 14.16)
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o
Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará
lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito.
(Jo 14.26)
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
(Jo 15.26)
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre
vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e
Samaria, e até aos confins da terra.
(At 1.8)
Cristo sabendo que estava próximo a sua partida ensinando aos seus discípulos lhes informa que não os deixaria sozinhos, mas que rogaria ao Pai para que enviasse o Consolador o Espírito Santo que os ensinaria todas as coisas e os faria lembrar tudo quanto o Senhor os havia ensinado testificando de Cristo Nosso Senhor e Salvador.
Espírito Santo no grego como no hebraico os vocábulos usados enfatizam sua santidade. No Antigo Testamento raramente aparece (Sl 51.11 - Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo). Em contraste com o Novo Testamento apresenta essa combinação na maioria dos livros especialmente no livro de Atos. Isso não significa que a ênfase ao Espírito é menor no Antigo do que no Novo Testamento sendo as expressões mais frequentes no AT Espírito de Deus ou o Espírito do Senhor as quais ocorrem várias vezes.
O Espírito Santo no Antigo Testamento
A Primeira vez que a palavra espírito aparece na Bíblia é no relato da criação, em Genesis. O Espírito de Deus, o qual pairava sobre as águas, é o poder criativo que traz ordem ao caos (Gn 1.2) Vemos então a ação do Espírito de Deus na obra da Criação do Mundo onde foram feitos Céus e Terra e tudo que na Terra há inclusive na criação do ser humano (Adão e Eva) por meio do sopro de Deus e que Jó também afirmou que o Espírito do Senhor o criou e que recebeu vida por meio do sopro de Deus (Que, enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus nas minhas narinas, Não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano. Jó 27:3-4) Quando Deus retira seu sopro do seres viventes todos morrem e retornam ao pó. (Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó. Sl 104:29)
O Espírito Santo no Novo Testamento
Importante lembrar-vos que no novo testamento temos um grande impacto com a presença do Espírito Santo onde que o próprio Senhor Jesus em seu diálogo antes de subir ao Céu enfatizou ao seus discípulos que deveriam então focados, em um só propósito estarem reunidos em Jerusalém até que do altos fossem revestidos do Poder de Deus dizendo: “Mas recebereis Poder Ao Descer sobre vós o Espírito Santo...”.
Nos registros de Lucas e Paulo aparecem várias vezes as ações do Espírito Santo. Lucas registra o momento sublime onde Maria recebe a visita do Anjo Gabriel enviado por Deus e anuncia que em seu ventre conceberás e dará a luz um filho e o seu nome será Jesus que este será Grande e será chamado Filho do Altíssimo. Maria questionou como aconteceria, pois não era casada então o anjo lhe respondeu dizendo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e foi assim que Maria concebeu Jesus o Filho de Deus O Cordeiro que tira o Pecado do Mundo.
Paulo então mostra em seus ensinamentos o relacionamento do Espírito Santo com o Pai e com o Senhor Jesus Cristo instruindo todos os cristãos sobre sua obra, dons, poder e sua presença em nossas vidas. Em sua Terceira viagem missionária Paulo chega a Éfeso e ao encontrar alguns discípulos pergunta-lhes vós já recebestes o Espírito Santo, e como eles ainda não os tinha ouvido falar do Espírito Santo então Paulo tratou logo de falar sobre o Espírito Santo e todos os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus e os impondo-lhes as mãos veio sobre eles o Espírito Santo e falavam em Línguas e profetizavam.
Adolescentes sejam cheios do Espírito Santo, busque incansavelmente a presença gloriosa do Espírito Santo!!!
Como reagir, quando o Espírito Santo age em minha vida? É só deixa-lo agir em sua vida.
Coordenador Setorial de Adolescentes – UAADEC – Setor 26
(Fonte
de Pesquisa: Quem é quem na Bíblia Sagrada - editado por Poul Gardner – Editora
Vida)
Palavra maravilhosa, toda palavra que fala sobre o Espírito Santo fortalece a nossa alma.
ResponderExcluirLinda mensagem, não cabe outro comentario que não seja esse, "LINDA MENSAGEM"
ResponderExcluirMuito bom, que Deus continue o abençoando.
ResponderExcluir