MAS O JUSTO VIVERÁ DA FÉ

A paz do Senhor!

Amados, neste trimestre estamos estudando na lição da classe dos Adolescentes sobre a História da Igreja. Na lição 07, ocorrida neste último domingo (16/02/2014) o tema era sobre a Reforma Protestante.

Acredito que a maioria de vocês devem saber como ela ocorreu, todavia, há um ponto que me chamou bastante atenção e gostaria de compartilhar com todos vocês.

De acordo com a revista, Martinho Lutero era um monge agostiniano de 22 anos, que encontrou na biblioteca de seu convento uma velha bíblia em latim. Ele ficou tão feliz em ter contato com o texto sagrado pela primeira vez que durante semanas inteiras dedicou-se a estudá-la.

Admirado com a paixão crescente de Lutero pela Palavra, Staupitz, vigário geral da ordem agostiniana, em visita ao convento daquele monge, ofereceu-lhe uma Bíblia só para ele. Foi lendo o presente que o jovem deparou-se pela primeira vez com o texto de Romanos 1.17, que revolucionaria sua vida: "O JUSTO VIVERÁ DA FÉ".

Pouco tempo depois Lutero foi ordenado padre. Aos 25 anos, foi nomeado para a cadeira de Filosofia em Wittenberg, para onde se mudou. Em meio às atividades como professor, dedicava-se a estudar a Palavra de Deus. Foi nesse período que viajou a pé para Roma em companhia de um monge. Passou um mês ali, tendo inclusive celebrado missas. Um dia, subindo de joelhos a "santa escada", desejando a indulgência (perdão pelos pecados) que o papa prometia a quem fizesse isso, ouviu ressoar em seus ouvidos o texto bíblico que o impressonara: "O JUSTO VIVERÁ DA FÉ". A experiência foi tão forte que Lutero imediatamente se levantou e saiu envergonhado.



Após este acontecimento Lutero passou a estudar com afinco a bíblia no intuito de entender o que acontecera. E Deus lhe revelou por meio da Palavra, que a justica de Deus é a justiça que o homem piedoso recebe de Deus, pela fé, como dádiva. A partir daí passou a escrever os desvios da Igreja Católica e chegou a defender 95 teses contra as heresias praticas pela Igreja Católica.

Por meio desta passagem quero lhe trazer a evidência de que foi o texto de  Romanos 1.17 que provocou, no século 16, a Reforma Protestante na Alemanha, se alastrando depois por todo o mundo.


Veja que por meio de um versículo o Senhor Jesus despertou um homem a combater as heresias que estava na Igreja primitiva, e por meio de um versículo ele pode te salvar também.

Amém.


Por: Everton Estrela 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTORAQUE, ONICHA E GÁLBANO

AS ESCOLHAS DE DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS (BELTESSAZAR, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)

"SE NÃO EU, QUEM? SE NÃO AGORA, QUANDO? SE NÃO AQUI, ONDE?"