AMADO, PORÉM DESGRAÇADO



Segue mensagem:

O rapaz, possivelmente, acordou mais cedo, banhou-se e caprichou na cor e pompa da túnica, de praxe mais glamourosa que a da maioria dos seus compatriotas. Teve o cuidado de verificar se sua aparência estava adequada e saiu de casa. Auto-confiante, rumou a passos largos em direçao à turba que, de costume, engrossava as fileiras para ouvir o renomado Rabi que por alguns dias já causava burburinho por aquelas terras.

Examinou os arredores, cauteloso para não ter contato com nada nem ninguém que o manchasse, focou no alvo e triunfante O alcançou. Encheu o peito e passou a recitar com sua impecável retórica: "Bom mestre, guardo todos os mandamentos desde muito jovem, cumpro com louvor a todos os preceitos da Lei, vou na sinagoga regularmente, pago meus impostos, estou acima da média. Está me faltando alguma coisa ainda para entrar no céu"?

O intrigante interlocutor, dotado do sentimento de amor à primeira vista pelo rapaz, conforme narrado pelo escritor Marcos, preferiu ser mais sucinto e, cheio de honestidade apontou: "Sim. Vai, vende os seus bens, dá o dinheiro aos pobres, segue-me, e você estará apto para entrar no Reino do céu".

O pobre jovem rico engoliu em seco, franziu a testa, murchou o peito e esmoreceu na retórica. Nao quis mais conversa. Deu as costas e retornou à passos trôpegos de volta ao seu santuário pessoal.

Finda a audiência, Jesus compartilhou com a platéia a súmula do ocorrido: "É mais fácil passar o camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus".

O jovem se perdeu na narrativa bíblica e nunca mais se teve notícia dele. Seus minutos de fama acabou ali, todavia deixou-nos uma importante lição: Não basta ser amado por Jesus, é preciso ser alcançado por Sua graça!


Explicando melhor: É insuficiente o amor de Deus no que diz respeito à salvação. Por amor, Deus enviou seu Filho ao mundo, para que todo aquele que nEle crê nao pereça mas tenha a vida eterna. E o amor acabou aí! A partir de então entrou em cena a condicional "todo o que CRÊ", isto é, salvação pela Graça aos que crêem!


É graça mas é ao mesmo tempo mérito! E mérito aqui é a fé do homem que o torna apto para receber essa Graça. Jesus amou o jovem, mas isso não foi o bastante para que o rapaz voltasse para casa agraciado! Amor é incondicional, mas Graça é condicional! Só recebe o favor imerecido de Deus quem, no mínimo, crê que Ele é o Filho de Deus.


Mais adiante, já ascendido aos céus, Jesus mandou um à igreja em Laodiceia: "Você é desgraçada. (Estou falando isso porque) eu repreendo e castigo a todos quanto amo... Eis que estou à porta e bato..."

Laodicéia era amada, porém desgraçada! E Jesus, em nome desse amor, desejou entrar para trazer um pouco de graça àquela Igreja.

O inferno está cheio de amados por Deus que, por terem ajuntado tesouros de nenhum valor realmente relevante e se apoiado neles, acabaram na mesma sina dos desgraçados.

Mas como para Deus todas as coisas são possíveis, então que bebamos continuamente da taça do Seu amor, mas que todos os dias nos banhemos no chuveiro da Sua graça.

Não se contente com o amor de Deus por você. Seja também cheio da Sua graça!


No mais sublime Agape do Pai, na Graça do Filho e na Comunhão do Espírito Santo,


Por: Gilson Hdorff 

Comentários

  1. A Paz do Senhor,

    Realmente, a bíblia fala que Deus amou o mundo, ou seja, ele nunca nos deixa de amar, independente de nossas ações e falhas. No entanto temos que nos ancorar nesse amor maravilhoso e nos encher cada dia mais com sua Graça.
    Ótimo ensinamento.

    Que Deus abençoe a todos.
    Anderson Dias Pereira Fonseca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Dicas para fazer um Comentário:

Amados, caso não tenha uma das contas solicitadas para comentar, comente como Anônimo e no final do comentário se identifique.

Att...
Everton Estrela

Postagens mais visitadas deste blog

ESTORAQUE, ONICHA E GÁLBANO

AS ESCOLHAS DE DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS (BELTESSAZAR, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO LOUVOR