O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO LOUVOR

A Paz do Senhor meus queridos .... semana passada estava trabalhando a noite, por isso não vi o lembrete da mensagem rsrsr...
Gostaria de compartilhar com vocês um estudo que tenho sobre o LOUVOR um tema muito importante pra Adoração em nossos cultos.
Durante muitos anos eu pensei que LOUVAR  a Deus era cantar um música gospel, evangélica ou hinos. Mas quando iniciei esse estudo pude perceber quanta coisa envolve essa pequena palavra LOUVOR, muitas vezes falamos assim : vamos louvar a Deus com tal musica ...... E quando paramos pra analisar a letra não tem nada de LOUVOR  ao nosso Senhor, e foi devido a isso que resolvi só agora compartilhar esse assunto com vocês.
Como o tema é grande vou dividi - lo em 7 partes , pois quero dar enfase pra cada um deles.
 
Significado de LOUVOR 
A palavra Louvor traduzida do hebraico se divide em 7 partes que são :  YADAH , TOWDAH, HALAL , SHABACH , BARAK , ZAMAR , TEHILLAH.
Vamos lá então
1- YADAH 

Significa uma ação voluntária que expressa dependência absoluta em Deus, estendendo os braços e levantando as mãos, louvando ao Senhor (II Cr 20:19; Sl 63:4; 134:2; I Tm 2:8). 

O antônimo de yadah é encolher os braços e as mãos em sinal de desespero e angústia. Alguns cursos que falam da personalidade humana, falam sobre a importância da linguagem corporal, e ensinam que sem palavras e apenas através de gestos, posturas e movimentos corporais, podemos comunicar e expressar atitudes e mensagens positivas ou negativas. 




2- TOWDAH (em hebraico se pronuncia TOVDA)

Significa levantar as mãos com ações de graças, apresentar sacrifícios de ações de graças, não somente por tudo o que já recebeu, mas também por aquilo que se espera receber. Fé em ação – Jr 33:11. 


Segundo o Salmo 100:4, a "chave" para termos uma vida de louvor, de vitória e êxito é: "Sacrifícios de ações de graças". As pessoas que perdem esta "chave" tornam-se pessoas amargas, rancorosas, inconformadas, e vivem culpando e acusando a todos de tudo e por tudo! 

Algumas razões da importância de levantarmos as mãos: Sl 28:2; 134:2; 141:2; 63:4; I Tm 2:8. 
3- HALAL 

Significa celebrar com palavras, falar entusiasmadamente de algo ou alguém (Sl 35:37; 98:1; 106:1). O gozo interior deve expressar-se exteriormente. O louvor sempre é extrovertido, audível e visível (na adoração não acontece isso necessariamente). 

Quando exaltamos ao Senhor e celebramos a sua vitória na cruz do calvário, automaticamente estamos fazendo com que o diabo se lembre que está derrotado! Satanás odeia a Deus e, por isso, quer roubar a alegria e a paz que há em nós (Jo 10:10). 
O Salmo 66:1-2, nos exorta a expressarmos na terra o glorioso e eterno louvor celestial, em outras palavras, que possamos experimentar em adoração um pedaço do céu aqui na terra. O mundo precisa ver o amor e a graça de Deus através da unidade do corpo de Cristo aqui na terra (a Igreja), unidos em espírito louvando e adorando ao Senhor a uma só voz! 
O Salmo 69:30-32, diz: "Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graça. Será isso muito mais agradável ao Senhor....vejam isso os aflitos e se alegrem... ". Se nós, em vez de louvarmos a Deus ficarmos murmurando, criticando e se queixando, as pessoas não irão crer que o nosso Deus é bom, fiel e verdadeiro! 

O tamanho da revelação que temos a respeito de Deus também será o tamanho do nosso louvor e adoração a Ele! Se a revelação que temos de Deus é pobre, pequena ou medíocre, assim será o nosso louvor a Ele. 
Deus fala bem a respeito de nós, por isso devemos também falar bem a respeito dele! Ele disse que somos o gozo do seu coração, que somos formosos, que somos seu especial tesouro, que com amor eterno nos tem amado, que somos o objeto do seu amor (I Pe 2:9; Ec 3:11; Is 43:1-4; Zc 2:8). Devemos louvar a Deus porque Ele é incomparável (Sl 89:8; 113:5). 

O louvor não é um "emocionalismo", mas é emocional! Nossa vida de louvor não deve ser fundamentada em sentimentos e emoções, mas as emoções surgirão como o resultado de louvar ao Senhor, dando os passos de fé desafiando todo obstáculo baseados em Sua Palavra. Por vezes, passamos por dificuldades e problemas na vida, então parece ser mais difícil louvar ao Senhor, mas quando o louvamos em "sacrifícios de louvor", Ele sempre honra esta classe de fé e por isso nos enche da sua alegria e nos concede vitória em meio as dificuldades! 
O emocionalismo surge quando somente se louva quando "tenho vontade", e termina quando "não tenho mais vontade" de continuar louvando ao Senhor. O fato de não louvar ao Senhor simplesmente por não me achar pronto para isso, significa um verdadeiro emocionalismo. É permitir que as emoções governem a minha vida e comandem meu nível de louvor ao Senhor. Isso é emocionalismo! 

O verdadeiro louvor é diferente de emocionalismo; se deve louvar a Deus com entusiasmo, mesmo que não há esse desejo. O louvor não é um emocionalismo, mas é emocional! Convém louvar a Deus de maneira emocional. Deus criou os sentimentos e as emoções, e o louvor é o modo mais nobre de poder expressar isto! 

O "estar em pé" enquanto louvamos ao Senhor tem 2 funções principais: 
A) Tem haver com o respeito, reverência e solenidade para com o Senhor. 
B) Tem haver com a atenção e concentração. Quando estamos sentados e relaxados a capacidade de concentração e atenção diminui. 


4- SHABACH 

Significa expressão de júbilo e vitória. Expressões em alta voz, forte voz, gritos de júbilo (Sl 47:1). Quando nos lembramos que maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo e celebramos ao Senhor com vozes de júbilo, estamos lembrando ao diabo que ele já está derrotado! 

5- BARAK 

Significa bendizer ao Senhor, como um ato de adoração. Prostrado, ajoelhado na presença de Deus, esperando receber um milagre dele (Sl 95:6; Ne 8:6). Deve haver uma coerência entre o que cantamos e o que expressamos. Precisamos expressar e viver o que cantamos (Fl 2:10-11). 
6- ZAMAR 

Significa usar ritmos e música. Tocar com os dedos das mãos um instrumento musical. Tocar e cantar a música com força, vigor, entusiasmo e sentimento (Sl 33:3; 57:9; 105:2; 108:3; 150:1-6). 

7- TEHILLAH 

Significa a forma mais exaltada de louvor ao Senhor. É louvar ao Senhor com um cântico novo, um canto não aprendido previamente de memória. A ênfase principal desta palavra é dar liberdade ao espírito para que expresse com voz audível, palavras de gratidão e adoração, estabelecendo uma relação íntima e amorosa com o Senhor. 
O Senhor habita, reina, mora, governa, se manifesta entre nós com poder quando o adoramos em espírito e verdade (Sl 22:3; Is 61:3; Êx15; Ef 5:18-19; II Cr 20:22; I Co14:15). 

Se você chegou a ler todo o artigo , agora quero que você faça uma pergunta a si mesmo , eu realmente venho LOUVANDO ao Senhor ?


Nos próximos meses  vou enfatizar cada tema aguardem ....
 
 
Deus abençoe a todos!




Jhony Carmo de Oliveira

Comentários

  1. A Paz do Senhor a todos,

    Ótimo estudo, sendo de muita utilidade, principalmente em dias como os de hoje, em que o engodo e lamúria do mundo cada vez mais tenta se parecer com as maravilhas vindas do Céu: Não basta uma água parecer limpa, ela deve ser realmente limpa para não nos fazer nenhum mal...

    Que Deus abençoe a todos.
    Anderson Dias Pereira Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,já vou imprimir pra montar uma apostila!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo ensinamento que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Dicas para fazer um Comentário:

Amados, caso não tenha uma das contas solicitadas para comentar, comente como Anônimo e no final do comentário se identifique.

Att...
Everton Estrela

Postagens mais visitadas deste blog

ESTORAQUE, ONICHA E GÁLBANO

AS ESCOLHAS DE DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS (BELTESSAZAR, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)