Alguém saber dizer o que é URIM e o TUMIM?







Nomes diferentes, né...rsrsrsrs....mas estão na bíblia......rsrsrsrs.....

O que são?

São dois pequenos objetos usados pelos sacerdotes israelitas para consultarem a Deus a fim de se saber qual a sua vontade sobre algum assunto.


Real significado

Luz e Perfeição.

Referências Biblícas

Êx. 28.30, diz:

"Ponha o URIM e o TUMIM no peitoral para que estejam em cima do coração de Arão quando ele estiver na minha presença. Nessas ocasiões Arão deverá usar o peitoral para que ele possa saber o que eu equero que o povo de Israel faça".

A partir do capítulo 24 v.12 do mesmo livro, o Senhor nosso Deus dá algumas instruções a Moisés a respeito da constução da Tenda Sagrada e dos seus móveis, e a cerca de outros assuntos. Ele os detalha como deve ser, descrevendo cada objeto com detalhes, onde deve ser colocado, de que material deve ser feito, entre outras coisas. Já no capítulo 28. a partir do versículo 15, Deus descreve com minúcias como deverá ser o peitoral do sacerdote. O obejto usado no peitoral dos sacerdotes nada mais é do que o URIM e o TUMIM.

Outras referências

Nm 27 v.21 - Utensílio usado pelo sacerdote Eleazar para ensinar a vontade de Deus ao povo de Israel quando Josué assumiu a liderença do povo, após Moisés o tornar seu sucessor, para entrar na terra prometida.

Dt 33 v.8 - Faz menção que os utensílios foram dados por herança a tribo de Levi, isto é, os levitas.

I Sm 14 v.41 / 28 v.6 - Saul por duas vezes tentou usar os utensílios, não sendo sacerdote, e não obeteve sucesso e foi castigado por isso.

Ed 2 v.63 / Ne 7 v.65 - Espera para que se achasse um sacerdote para usar o URUM e o TUMIM pois os cativos que voltaram do cativeiro Babilônico não tinham mais como provar sua descendência, e não sabiam quem era ou não da tribo de Levi.

Irmãos em Cristo Jesus, com estas informações, quero lembrá-los que nós musicos somos parte da descendência da tribo de Levi, ou seja, somos levitas, e por herança temos o direito de usar o URIM e o TUMIM. No entanto, nos dias de hoje não temos mais tais utensílios, mas temos os nossos instrumentos e através deles podemos fazer a vontade de Deus, que sempre é a menlhor de todas as vontades.

Aproveitem que estamos num momento de mudanças e mudem agora mesmo o seu jeito de ser. Levem a sério o talento que Deus tem colocado em nossas mãos, pois somos nós mesmos que temos que usar e não os outros. Assim como o URIM e o TUMIM que só podiam ser usados pelos sacerdotes, na época da lei, agora no tempo da graça, somos nós musicos da casa do Deus vivo, que devemos usar nossos instrumentos.

Peço a Deus que estas palavras faça efeito em vossos corações e que as mudanças venham acontercer o mais rápido possível e o Senhor Jesus venha operar o seu poder quando nos reunirmos para louvá-lo, adorá-lo ou bendizê-lo, com nossos instrumentos, pois Ele é digno de toda honra, glória, louvor e adoração.

Everton de Souza Estrela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTORAQUE, ONICHA E GÁLBANO

AS ESCOLHAS DE DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS (BELTESSAZAR, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)

"SE NÃO EU, QUEM? SE NÃO AGORA, QUANDO? SE NÃO AQUI, ONDE?"