Pedra de Esquina

Deus tocou no meu coração pra falar sobre a A PEDRA ANGULAR ou PEDRA DA ESQUINA.



Mas antes temos que refletir o que era essa tal pedra angular. No livro Usos e costumes dos tempos Bíblicos da editora CPAD , nos dá uma idéia da utilização dessa pedra, que diz :

Naquela época , antes de construir uma casa ou edifício era necessário preparar as pedras, a pedra mais usada era a CALCÁRIA .

Na maioria das vezes essa pedras eram produzidas nas pedreiras, mas se alguém não pudessem compra tinha que fabricar por si própria.

Agora falando sobre as pedras ANGULARES ou DE ESQUINA: Num prédio de boa qualidade, pedras angulares , grandes e quadradas eram colocadas em cada canto. Em vista de as pedras grandes não servirem para uso no resto da construção , os construtores as deixavam às vezes de lado; mas descobriam no final que essas pedras eram necessárias para dar solidez e direção na obra (SL 118.22).

Tais pedras de esquina ou "chefes" se tornaram metáforas para os homens proeminentes e estáveis da comunidade. (Jz 20.20 ; Sm14.38)

Gosto muito do versículo que está escrito em 1Pe 2.6; Jesus foi comparado muitas vezes com essa pedra.



Tem alguns outros versículos que valem muito apenas serem vistos:

Efésios 2.20 : Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

Isaias 28.16 : Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.

Isaias 8.14 : Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.

E pra encerrar.

1Pedro 2 do 4 ao 7 que diz :

4 E chegando-vos para ele , a pedra viva, reprovada , na verdade , pelos homens , mas para com Deus eleita e preciosa

5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.

7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,

8 e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

Na verdade eu nem sabia direito oque era a pedra de esquina, Deus colocou no meu coração , pra falar sobre ela. Eu falei, mas eu não sei nada dela senhor ? Tinha estudado mais foi coisa rápida.
Então voltei a estudar , eo resultado é esse que vocês estão vendo.

E ai gostaram ? Espero que sim

Jhony Carmo de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTORAQUE, ONICHA E GÁLBANO

AS ESCOLHAS DE DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS (BELTESSAZAR, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)

"SE NÃO EU, QUEM? SE NÃO AGORA, QUANDO? SE NÃO AQUI, ONDE?"