O ÚNICO CAMINHO!

Paz do Senhor!

Segue uma mensagem para nossa meditação.


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim. João 14:6


Muitas pessoas hoje indagam "Por que Jesus é o único caminho? “Por que não Buda ou Maomé? Maria ou Allan Kardec? Mas no fundo o que todos desejam é ser felizes e preencher o vazio da alma. Então “O que devo fazer?” é a principal pergunta que muitos tentam responder.

A pergunta “O que devo fazer?” é tão antiga quanto o próprio pensamento. O famoso filósofo Immanuel Kant já apresentava questionamentos semelhantes por volta de 1770: “O que posso saber? O que devo fazer? O que posso esperar? O que é o homem?”.

O homem pode procurar em muitos lugares, mas não terminará sua busca enquanto não recorrer à Bíblia. Só ela pode nos dar uma resposta conclusiva sobre o que devemos fazer e para sermos felizes.

No inicio da história, lá no jardim do Éden, o homem era feliz, pois ele tinha a plena comunhão com Deus. Mas quando Adão e Eva se rebelaram e seguiram seu próprio caminho, o pecado penetrou na raça humana. Nesse ponto, os indivíduos se tornaram pecaminosos, separados de Deus.

Foi esta a situação em que Deus se encontrou. Ele criou o homem e a mulher para viverem em comunhão com Ele, porém, eles decidiram desobedecer ao Criador. Então, como Deus não é apenas um Deus de amor, mas também santo, justo e reto, sua própria natureza destruiria qualquer indivíduo pecaminoso. 

Deus tomou uma decisão.  Jesus, o seu Filho, tomaria forma humana. Ele se tornaria o Deus-homem. Isso é descrito em João 1, onde se diz que a Palavra se fez carne e habitou ou passou a morar entre nós. E também em Filipenses 2, onde o apóstolo diz que Jesus Cristo se esvaziou, e tomou a forma humana. Jesus era o Deus-homem. Ele era totalmente homem e totalmente Deus. Por sua própria escolha, Ele viveu uma vida sem pecado, obedecendo totalmente ao Pai. A declaração bíblica de que "o salário do pecado é a morte" não se aplicou a Ele.

Jesus tinha a infinita capacidade de levar sobre si os pecados do mundo. E quando foi à cruz, há cerca de 2000 anos atrás, um Deus santo, justo e reto derramou toda a sua ira sobre o seu Filho.

E Jesus disse: "Está consumado!"
Nesse momento a natureza reta e justa de Deus foi satisfeita.  Agora a dívida foi paga.

“E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo” (Mateus 27:51a).

Qual o significado do véu partido para nós nos dias de hoje?
De uma certa forma, o véu era um símbolo de Cristo como sendo o único caminho ao Pai. Apenas o Sumo Sacerdote tinha a permissão de passar pelo véu uma vez por ano (Êxodo 30:10; Hebreus 9:7), de entrar na presença de Deus representando Israel e de fazer expiação pelos seus pecados (Levítico 16). Acima de tudo, o rasgar do véu no momento da morte de Jesus simboliza que Seu sacrifício e o derramamento do seu próprio sangue serviram como uma expiação suficiente pelos pecados para sempre. Significa que o caminho para o Santo dos Santos estava aberto para todas as pessoas, em todos os tempos, tanto judeus quanto gentios.

Quero ilustrar o que Jesus fez na cruz com uma breve história.

Uma jovem foi detida por um guarda, por excesso de velocidade. Ela recebeu um talão de multa e compareceu perante o juiz, como estabelece a lei local. O juiz leu a acusação e indagou: "Você se declara culpada?" A moça respondeu: "Sim." O juiz baixou o martelinho e multou-a em 100 dólares ou 10 dias de detenção. Depois, aconteceu um fato admirável. O juiz ergueu-se de seu lugar, tirou sua toga, deu a volta, e chegou à frente da mesa. Retirou a carteira do bolso e pagou a multa. Qual é a explicação de tal fato? O juiz era o pai da moça. Ele amava a filha, mas era um juiz íntegro. A jovem havia transgredido a lei, mas ele não poderia simplesmente dizer-lhe: "Como eu a amo muito, eu a perdoo. Pode ir." Se houvesse feito isso, não seria um juiz honesto. Não estaria apoiando a lei. Mas ele amava tanto a filha que estava disposto a desvestir-se de sua toga, e descer de sua posição, ir ali à frente, e representá-la como seu pai, e pagar a multa. Esta ilustração mostra, até certo ponto, o que Deus fez por nós através de Jesus Cristo. Nós pecamos. A Bíblia diz: "O salário do pecado é a morte." Não importa o quanto Ele nos tenha amado, Deus tinha que baixar o martelinho de juiz e declarar: "Morte!", pois Ele é santo e justo. Entretanto, sendo um Deus de amor, Ele nos amou tanto, tanto e tanto que estava disposto a descer do seu trono, na forma de um homem, Jesus Cristo, e pagar por nós o preço, que foi a morte na cruz.

O caminho para uma vida plena de felicidade e alegria se chama Jesus Cristo e consiste naquilo que Ele realizou na cruz por nós, que é o perdão dos pecados. Outra passagem da Bíblia diz: "Bem aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade" (Sl 32.1-2a). Exatamente para isto Jesus veio a este mundo, morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou dos mortos, para nos colocar outra vez em comunhão com Deus pelo perdão dos pecados.

A felicidade que Jesus nos dá não é um constante "andar nas nuvens", uma contínua sensação de bem-estar, livre de todos os desconfortos, mas é a certeza de estarmos abrigados nEle. Seguindo a Jesus, um servo de Deus não é poupado de todos os sofrimentos. Mas a felicidade consiste exatamente em sabermos que, no meio de todo sofrimento, no meio de toda angústia estamos ancorados em Jesus Cristo.

A Bíblia diz: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra" (Sl 34.19). Todo aquele que se tornou propriedade de Jesus não precisa sucumbir quando vem o sofrimento. Todo filho de Deus tem uma esperança viva que o sustém. E no final, todo verdadeiro cristão estará livre do todo sofrimento e verá ao Senhor Jesus assim como Ele é.

E para concluir, respondendo a pergunta inicial. Jesus é o único caminho porque nem Maomé, nem Buda, nem Allan Kardec, nem a própria Maria, anunciaram que ressuscitariam, pois eles não tinham poder para isto. Até hoje, nenhum deles se levantou do pó da terra, os seus túmulos permanecem ocupados. Só o de Jesus Cristo está vazio!


Que Deus abençoe a todos!

Att,

Lilian Alexandre da Silva

Comentários

  1. A paz...

    Lilian, mensagem maravilhosa...

    Deveria ter falado isso tudo ontém em sua oportunidade...rsrsrs...

    Realmente, Jesus é o único caminho...

    Abraços...

    Att...
    Everton Estrela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Dicas para fazer um Comentário:

Amados, caso não tenha uma das contas solicitadas para comentar, comente como Anônimo e no final do comentário se identifique.

Att...
Everton Estrela

Postagens mais visitadas deste blog

ESTORAQUE, ONICHA E GÁLBANO

AS ESCOLHAS DE DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS (BELTESSAZAR, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)

"SE NÃO EU, QUEM? SE NÃO AGORA, QUANDO? SE NÃO AQUI, ONDE?"