NÃO SE BARGANHA COM DEUS!


“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.” (Atos 17:24-25)


Essa declaração de Atos não é extraordinária? Deus não é manipulado por ninguém!

O apostolo Paulo entendeu estas questões. Ele foi um pregador do século I que apareceu na narrativa bíblica pouco depois da crucificação e ressureição de Jesus. Paulo foi especialmente capacitado para anunciar o Deus da Bíblia aos politeísta que dominavam a cultura do mundo imperial romano. Nós o encontramos explicando cuidadosamente que existe um Deus, que não pode ser manipulado e que esse entendimento faz grande diferença.

Paulo disse:O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.”. Isso não significa que Deus não poderia se revelar em um templo, mas sim, que Deus não podia ser reduzido a um templo, sendo manipulado e controlado por uma classe sacerdotal. Não podemos colocá-Lo em uma posição em que O controlemos para fazer a nossa vontade, oferecendo-Lhe dinheiro. O Deus da Bíblia é muito grande para isso; Ele fez tudo que existe, é soberano sobre tudo e não pode ser manipulado.

“Porque nEle (Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele.” 
(Colossenses 1:16-17)


Em seguida, Paulo disse isto: “Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa”. Deus certamente não precisa de mim. Ele não precisa de nossa adoração. Não precisa de nosso dinheiro. Não precisa de nada! Na eternidade passada, antes que existisse qualquer coisa, Deus estava lá, Ele era totalmente cheio de gozo e contentamento e amoroso.

Como barganhar com um Deus assim? Imagine alguém fazendo a seguinte oração: “Deus, eu te dou “isto” se o Senhor fizer “isso”...ok Deus, combinado?!” Com certeza não funcionaria! Ele é seu dono! Ele é dono da sua vida! Ele é dono do planeta inteiro! Deus não precisa de nada, não há como barganhar com Ele. Portanto, tudo que fizermos para Deus que seja por amor, por tudo que Ele é, e para o louvor da Sua glória.

 
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)
 
Mas não entendam mal. O fato de Deus não precisar de nós não significa que Deus não reage a nós. Que Ele não se importa com o ser humano. Não significa nada disso. Ele reage sim a nós. Mas Ele reage não por causa de alguma necessidade intrínseca em seu próprio ser ou caráter. Mas por causa das perfeições de tudo o que Ele é, características e atributos. Ele responde sempre de acordo com seus atributos, cujo amor é um deles. A maior prova disso foi enviar seu único filho para morrer em nosso lugar. Não existe maior prova de amor do que essa.

“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou.
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” (Efésios 2:4-7)

Você consegue imaginar o quão difícil foi para Paulo conseguir pregar sobre a cruz para aqueles acadêmicos sofisticados, cuja inteira noção de religião se baseava em “uma mão lava a outra”?

Para acentuar ainda mais a distinção entre Deus e os deuses dos atenienses, Paulo acrescentou: “Ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.” Deus não precisa de nós, mas nós precisamos dEle.
Quando Jesus estava na terra, ensinou que nenhum pardal cai do céu sem a aprovação de Deus e que até os cabelos de nossa cabeça estão contados (Mt 10.29-30). Paulo nos lembra que dependemos dEle quanto à vida, à respiração, à saúde, ao alimento e tudo mais. Somos criaturas totalmente dependentes dEle. Ele é intensamente pessoal, mas não tem nenhuma necessidade. Isso significa que não temos nada para trocar com Ele.

“Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?” (Salmos 116:12)


Isso não é magnifico?! O nosso Deus é tão soberano, é infinitamente poderoso, infinitamente santo, infinitamente justo, infinitamente bom e amoroso! Esse é o Deus que servimos e que devemos adorar em todo tempo, com todo nosso ser, folego, entendimento, alma, coração, mente e com toda nossa vida e maneira de viver. Somos criaturas totalmente dependentes de Deus. Ele nos ama incondicionalmente e sabe que jamais poderíamos retribuí-lo pelo que Ele nos fez através do Seu Filho, e mesmo assim Ele nos escolheu e nos fez teus filhos. Tudo isso torna o Seu amor e a sua misericórdia ainda mais evidente, mais surpreendente e mais admirável, percebemos com isso o quanto dependemos e somos devedores de Deus.
 

“Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” (1 João 3:16)

 
Por: Lilian Alexandre
 
Trechos adaptados do livro “O Deus presente” – D.A. Carson –Ed. Fiel
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTORAQUE, ONICHA E GÁLBANO

AS ESCOLHAS DE DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS (BELTESSAZAR, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)

"SE NÃO EU, QUEM? SE NÃO AGORA, QUANDO? SE NÃO AQUI, ONDE?"