O MASTRO


Segue minha participação para o blog hoje:

"Manda, em primeiro lugar, que as divinas Sereias, dotadas de voz maviosa, evitemos e o prado florido em que se acham. Somente a mim concedeu que as ouvisse, mas peço a vós todos que me amarreis com bem fortes calabres, porque permaneça junto do mastro, de pé, com possantes amarras seguro. Se por acaso pedir que as amarras me soltem, mais fortes cordas, em torno do corpo, deveis apertar-me"..." Uma rodela de cera cortei com meu bronze afiado em pedacinhos... depois disso tapei os ouvidos dos sócios"...

Ilustração de Ulisses amarrado ao mastro da embarcação

O texto transcrito remonta à Odisséia, de Homero, no episódio em que Ulisses se encontra com sedutoras sereias. Anteriormente avisado do perigo iminente, o herói enche os ouvidos de cera de toda tripulação e ordena-lhes que o amarrem ao mastro do navio, de forma que ao ouvir o canto sedutor das sereias, ainda que seduzido, estando amarrado ao mastro do navio, não conseguisse correr para perto das divas e por elas ser ludibriado até a morte.
  
No itinerário da nossa vida, nao são poucas vezes em que também nos deparamos com sereias, ninfas e encantadoras pleíades a acenar com as mãos e a cantar um ode sedutor que aos ouvidos soa relaxante, pueril, reconfortante. São as sereias da tentação de querer ter, querer ser, querer estar. A tentação de querer parar e adiar um pouco o nosso propósito de chegar do outro do lado do Jordão...

Paulo advertiu-nos acerca do cuidado em relação às concupscências que nos rodeiam, muitas das quais emanam do nosso próprio interior e que não são outra coisa se não a materialização da nossa vontade, enfeitada com lantejoulas e serpentinas pelo inimigo que quer nos ver prostrados diante das "beldades" do alto mar. 

  
No entanto, há uma saída àqueles que nao desejam ceder aos encantos de todas as sereias da vida: qual o herói do épico grego, se as nossas forças nos parecer  menor que os nossos desejos (ainda que apenas na aparência), a solução é amarrar-se ao Mastro de forma a estarmos seguros, protegidos de nós mesmos. E o Mastro é Jesus!!!
  
Todas as vezes que a tentação vier, procuremos estar amarrados em Jesus. Arraigados nEle qual varas enxertadas na Videira, porque fiel e poderoso é Ele que nos dará também o escape.
  
Não é apenas uma questão de fuga! É também uma questão de foco! Se as nossas motivações estiverem em Cristo, o canto das sereias não terá o poder de nos hipnotizar.


  
É, em síntese,  a vivência daquilo que o navegante e herói da fé, Apóstolo Paulo, um dia escreveu:
  
"Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber". Fl 3:13-14


No mais sublime Agape, 

Gilson Hermsdorff

Coord. Setorial de Adolescentes
Ministério Madureira - Itapevi - SP

Comentários

  1. A paz do Senhor!

    Um texto muito interessante, com uma bela mensagem para nossos corações!

    Gilson, que DEUS continue te abençoando!!!

    Abraços,

    Andeilson Gomes

    ResponderExcluir
  2. A paz....

    Gilson...que mensagem maravilhosa que Deus continue te abençoando....

    Abraços...

    Att...
    Everton Estrela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Dicas para fazer um Comentário:

Amados, caso não tenha uma das contas solicitadas para comentar, comente como Anônimo e no final do comentário se identifique.

Att...
Everton Estrela

Postagens mais visitadas deste blog

ESTORAQUE, ONICHA E GÁLBANO

AS ESCOLHAS DE DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS (BELTESSAZAR, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)

"SE NÃO EU, QUEM? SE NÃO AGORA, QUANDO? SE NÃO AQUI, ONDE?"